Semente de Baru

Nativo do Cerrado Basileiro, o baru, Dipteryx Alata é uma semente oleaginosa. Também conhecido como: barujo, bugueiro, castanha-de-bugre, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, feijão-baru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru.
A castanha do bazueiro tem sabor semelhante ao do amendoim. É uma semente rica em proteína, ácidos graxos, fibras, mineirais, além de seu uma excelente fonte de ferro e zinco. Sendo por isso muito usado para suprir as necessidades de ferro do nosso organismo. O ideal é consumi-la torrada para obter todos os benefícios que ela proporciona.

baru2

Da castanha se extrai um óleo, semelhante ao azeite de oliva, que contém ômega-6 e ômega-9, que são super importantes para a prevenção de hipertensão, redução do colesterol total e do colesterol ruim, o LDL. A castanha do Baru também ajuda a regularizar o nível de glicose no sangue, a incidência de câncer, ajuda na cicatrização e na queda de cabelo.
Para quem esta de dieta ou se preocupa em manter o peso e a saúde o baru ajuda a reduzir a gordura abdominal!
O ômega-9 ainda tem o poder de ser antioxidante!

Na região onde o fruto é extraído é considerado um alimento afrodisíaco e é conhecido como “Viagra do Cerrado”, devido a alta concentração de zinco, já que esse mineral é considerado o mais importante para a fertilidade feminina e masculina. Mulheres leitoras que quiserem engravidar comam baru!!!!! E depois me contem o resultado, ok?

baru3

baru

Por causa do sabor semelhante ao do amendoim as pessoas do Cerrado usam a farinha de Baru para fazer pães, paçocas, biscoitos, bolos e outros doces. Também é usado em pratos salgados e alguns Chefs de gastronomia estão começando a descobrir essa semente.
Alguns cuidados na hora de comprar: Só compre se a oleaginosa parecer fresca e com cor uniforme. Se houver pontos esbranquiçados na semente é sinal de que o produto já entrou em contato com fungos e bactérias, sendo assim muito perigoso para a nossa saúde. De nada adianta comer a semente para proteger a nossa saúde se ela estiver contaminada, prestem atenção sempre!
O ideal é conservar as sementes em potes escuros, para não oxidarem com facilidade (já que o ômega-9 oxida fácil) e assim perderem seu efeito, em lugar seco e arejado.

A primeira vez que comi Baru foi numa feira gastronômica aqui em SP, mas agora estou com dificuldades de encontrar para comprar. Se alguém souber aonde vende por favor me avisem aqui nos comentários!

P.S.: Consegui achar a semente de Baru no empório Casa Santa Luzia aqui em SP :D

Beijos.

Comente! 6
  1. Raphaella18/12/2013 - 15:29

    Pena que vc está em SP, porque aqui em RJ vende muito estas sementes em feiras orgânicas. :(

  2. Ale Rozzino09/01/2014 - 10:37

    Achei aqui em SP a semente na CAsa Santa Luzia, aliás é só lá que encontro quase tudo o que quero… Já atualizei o post acima com a informação de onde encontrar.